top of page
  • Foto do escritorCentro Postural

Atividade Física na Prevenção e Tratamento de Osteoartrite (Artrose)

A osteoartrite (OA) ou Artrose, é uma patologia crônica que afeta a população mundial, interferindo diretamente na qualidade de vida e na funcionalidade das pessoas. É a forma mais comum de artrite, que acontece devido a um desgaste na cartilagem das articulações do corpo, sendo as mais acometidas as articulações do joelho e do quadril.


homem de meia idade sentindo dores provocadas pela osteoartrite no joelho
Dor provocada pela osteoartrite no joelho

A artrose afeta não somente pessoas mais idosas e debilitadas fisicamente, mas também adultos e pessoas mais ativas. Pessoas com OA têm dificuldade em realizar atividade física, devido à dor. Porém, sabe-se que a falta de atividade física (como o sedentarismo) também é um dos principais fatores, assim como de outras doenças crônicas como a diabetes tipo 2, doença cardiovascular, alguns tipos de câncer e demência.



Benefícios de praticar atividade física para tratar Artrose


Com relação aos benefícios da atividade física, sabemos que ela possui efeitos anti-inflamatórios naturais, que tem resultados positivos para as pessoas com doenças inflamatórias crônicas, como a osteoartrite.


Além disso, a atividade física também representa uma prevenção importante para muitas condições crônicas, e é considerada o melhor tratamento para pessoas nessas condições.



duas pessoas se alongando ao lado de um lago

Saiba quais são as articulações mais acometidas pela Osteoartrose

  • Mãos;

  • Joelhos;

  • Coxofemurais;

  • Coluna;


Então praticar atividade física ajuda na prevenção de Artrose?


A prática de atividade física é considerada e indicada dentro de programas de tratamento de patologias como a OA, doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, demências e até na saúde mental, pois os estudos mostram que a atividade física reduz índices de estresse e ansiedade. A atividade física mostra benefícios tanto na prevenção como no tratamento de patologias crônicas, inclusive para dores crônicas.


Portanto, se você sofre de alguma dor associada a OA, ou conhece alguém que está limitado por causa da OA de joelho, ou quadril, procure um fisioterapeuta para dar início ao seu programa de tratamento!



Fisioterapeuta tratando joelho de paciente no CIP
Fisioterapeuta tratando joelho de paciente

Fisioterapia no tratamento da Osteoartrite


Com o tratamento fisioterapêutico é possível reduzir as dores e melhorar a capacidade funcional e consequentemente a qualidade de vida. E melhorando a condição da artrose, esse paciente poderá evoluir para um plano de atividade física global, prevenindo assim outras patologias, como as descritas acima (alguns tipos de câncer, diabetes tipo 2, doença cardiovascular e demências, como o Alzheimer).


Assim, não deixe de se exercitar nem por causa da dor e nem por causa da quarentena. Procure um fisioterapeuta especialista, que poderá passar orientações e já iniciar com você os primeiros passos, mesmo que de maneira online.


Referências:


Skou ST, Pedersen BK, Abbott H, et al. Physical activity and exercise therapy benefit more than just symptoms and impairments in people with hip and knee osteoarthritis. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy. 2018. Vol 48. No 6


Smith BE, Hendrick P, Bateman M, et al. Musculoskeletal pain and exercise - challenging existing paradigms and introducing new. Br J Sports Med. 2019. Vol 53. No 14

94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page