top of page
  • Foto do escritorCentro Postural

A importância de nos mantermos saudáveis nesse período de quarentena

Devido ao momento atual de pandemia que estamos vivendo, o isolamento social é uma das estratégias de saúde que está sendo aderida em alguns países com altos índices de casos de COVID-19, com o objetivo do achatamento da curva de contaminação.


Por conta do isolamento social (a quarentena), alguns fatores são considerados estressores, como o aumento do tempo de confinamento, medo de se infectar com o vírus, frustração, tédio e problemas financeiros.


Estudos nos apontam a importância de nos mantermos saudáveis nesse período de quarentena e também mostram uma forte necessidade de orientação sobre práticas de manejo da dor durante epidemias.


Existem alguns fatores que são citados para manter a saúde equilibrada nessa fase. Estes são:

  • garantir um bom sono (ideal que se mantenha uma rotina de horário para dormir e acordar);

  • garantir uma boa hidratação (importância da ingestão de água, por volta de 2 litros ao dia);

  • descanso adequado do trabalho (pessoas que estão trabalhando em casa devem ter algum momento de descanso e distração como prevenção de estresse relacionado ao trabalho);

  • planejar atividades alternativas para socialização (como, por exemplo, uma chamada de vídeo pelo WhatsApp com amigos).

Quando falamos em saúde, alguns fatores são descritos para otimizar esta e o sistema imunológico (sistema composto por um conjunto de órgãos, tecidos e células que fazem a defesa do organismo contra os agentes agressores, como vírus e bactérias) com mudanças comportamentais, como parar de fumar ou diminuir a quantidade de cigarros consumidos por dia, ou semana, diminuir a ingesta de bebidas alcoólicas, melhorar a dieta (uma dieta balanceada) e praticar exercícios físicos.


Como alternativa, os estudos falam do uso dos atendimentos ‘online’ (teleconsultas), como uma alternativa eficaz nesse momento de pandemia. Estudos mostram que os atendimentos ‘online’ no tratamento das dores crônicas auxiliam no alívio da dor, aumentam a funcionalidade e melhoram a qualidade de vida.


Nós, fisioterapeutas e profissionais da saúde, estamos prontos para lhe proporcionar o melhor atendimento, mesmo de maneira ‘online’. Entre em contato conosco para receber mais informações com relação ao manejo da sua saúde geralmente e de suas dores nesse momento (Whatsapp).


Referências:


Eccleston C, Blyth FM, Dear BF et al. Managing patients with chronic pain during the Covid-19 outbreak: considerations for the rapid introduction of remotely supported (e-health) pain management services. Pain. 2020 May;161(5):889-893.


Cohen SP, Baber ZB, Buvanendran A et al. Pain Management Best Practices from Multispecialty Organizations during the COVID-19 Pandemic and Public Health Crises. Pain Med. 2020 Apr 7. American Academy of Pain Medicine. This work is written by US Government employees and is in the public domain in the US.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page